quarta-feira, 10 de março de 2010

Natália Correia - "No meu aniversário" (homenagem no 17.º aniversário da morte)

No meu aniversário

Já por cinquenta e tal esta jangada

Do corpo em águas negras abrevia

De Aqueronte a outra margem; e corada

De moça fica a alma à rebelia

.

Da ruga pelo tempo concertada.

Pede bengala a reuma? Assim a Pítia

Pede o tripé que só nele sentada

Inala os fumos da Sabedoria.

.

Amigos que ao fortuito aniversário,

Por édito de torto calendário,

Cinquenta e tal hortênsias me trazeis!

.

Pelos anos letais descendo as pernas,

Sobe a alma por louros às lanternas

Do canto que me furta a humanas leis.

.

(13/09/1923-10/03/1993)

.

De Poesia Completa, D. Quixote, 1999

2 comentários:

Manuela Freitas disse...

OLÁ JOSEFA,
MAS SERÁ QUE «NO MEU ANIVERSÁRIO», É O SEU...OU SERÁ QUE FOI COMO ESCREVE, PARA MARCAR OS 17 ANOS PASSADOS DEPOIS DA MORTE DE NATÁLIA CORREIA?
GOSTO DE ALGUMA POESIA DE NC, MAS NÃO É FÁCIL!...
UM BEIJO,
MANUELA

Maria Josefa Paias disse...

.
Olá, Manuela:)

O meu aniversário é mais para o Verão. Este poema é da Natália sobre a Natália quando estava ainda nos seus "cinquentas" e foi o que escolhi para lhe prestar esta homenagem, mesmo sabendo que não era um dos mais fáceis, nem como outros que já tivemos oportunidade de analisar/debater aqui com tanto entusiasmo.

Beijinhos e obrigada.