domingo, 3 de junho de 2012

Rogério do Carmo - Desencontro


Quisera cegar minhas penas
Não encontro seus olhos!

Quisera calar minha raiva
Não encontro sua boca!

Quisera sepultar meu corpo
Não lhe encontro os escolhos!

Quisera do mundo me esconder
Não encontro uma toca!

Quisera deixar de querer
Que querer já pouco importa
Pois que vivi sem saber
E viver é coisa pouca!

Resta-me o desta vida sair
E não encontro uma porta!

Por uma porta se entra
Por uma porta se sai
E quando a fita acabou
O pano cai!


Rogério do Carmo
Villejuif, 25/8/1997

in  “Vagas”

4 comentários:

Hanaé Pais disse...

E quando o pano cai, que surja o Encontro, sem mais nenhum Desencontro!

Não consigo entender, porque somos poucos a comentar. Quando este blog já tem 83 membros.

Eu gosto de passar por aqui e deixar umas letrinhas.

Maria Josefa Paias disse...

E muito obrigada pelas suas "letrinhas", Hanaé! :))

Nestes 3 ou 4 anos na blogosfera, nunca tive muitos comentários, nem mesmo ao princípio em que um conjunto de pessoas também se iniciou e havia a curiosidade de andarmos a ver e a comentar o que cada um escrevia. Pelo que me posso aperceber, os blogues que têm mais comentários são os que têm alguma tendência para a demagogia e para o populismo, provocando nos leitores aqueles instintos mais básicos e que descarregam nos comentários todas as suas frustrações e ódios. É o que vejo também no Facebook, que levou para lá muitos dos que comentavam nos blogues, uma vez que é mais fácil e rápido e as respostas são quase imediatas, e os que gostam da má-língua têm ali um campo fértil para dizerem todos os disparates que lhes passem pela cabeça.

Quanto aos 83 seguidores deste blogue, a grande maioria nunca deixou aqui uma palavra, pelo que creio que só estarão a seguir o meu porque, ao deixarem ali a sua "foto", a mesma leva a uma visita ao respectivo blogue desde que se clique nela. Pelo meu lado, e por cortesia, sempre que alguém começa a seguir os meus blogues, e também tem 1 ou mais blogues, eu procedo do mesmo modo, dependendo do respectivo conteúdo, claro!

Obrigada e uma boa semana!

Hanaé Pais disse...

Achei interessante o "campo fértil"da meledicência.
Fez-me rir.
Mas é isso mesmo.
Outras vezes é o enjoo do querido, para cá e querido para lá.

Mas o que é isto?

Naturalmente que existe blogs muito interessante e comentários muito inteligentes.
Os que eu mais aprecio, são os que me ensinam algo.
Porque a vida é uma constante aprendizagem e é fantástico quando alguém no ajuda, na escalada do saber.
Tenho aprendido muito nos seus blogs, desde autores que desconhecia, músicas, pensamentos filosóficos, etc.
Continue, com a mesma qualidade, que eu ficarei por aqui.
Entrei num blog em Novembro de 2011pela primeira vez e garanto-lhe que alguns foram uma interessante surpresa.
Siga! E eu sigo-a!

Maria Josefa Paias disse...

Muito obrigada pelas suas palavras, Hanaé! No entanto, devo acrescentar (e não o fiz no comentário anterior porque já me parecia longo) que, nos últimos meses e por falta de disponibilidade, não tenho visitado os blogues que costumava ler e, daí, e nestas coisas, também se aplica a reciprocidade, ou seja: "não me visitas, também não te visito"! Por outro lado, notei que desde que escrevi alguns "posts" no blogue Restolhando, mais dedicado à política, Economia, Filosofia e Sociedade, como, por exemplo, os que têm por título "Um memo em forma de poema", "Depois de um poema, uma sinfonia", "Demagogia e demagogos", além de citações de Aristóteles e Schopenhauer que vão ao cerne de questões que me interessam, houve pessoas que vendo que eu ia contra a corrente de pensamento dominante nos diversos partidos políticos, já que não tenho filiação partidária e penso pela minha cabeça, afastaram-se e foram para os tais blogues político-partidários onde todos dizem, no essencial, a mesma coisa dia após dia, o que para mim se torna cansativo. Daí que, depois de eu dizer o que tinha a dizer nos "posts" que referi, não tenha voltado a reflectir sobre questões políticas/económicas/financeiras pois que já tinha manifestado a minha opinião e não me parece que valha a pena estar sempre a bater na mesma tecla só para publicar "posts" diariamente.

Já agora, e como disse que entrou num blogue em Nov.º de 2011, ele não aparece quando se acede ao seu perfil, daí que o desconheça.

Obrigada!