terça-feira, 6 de maio de 2008

John Gray (sugestão de leitura)

Os que gostam de ser surpreendidos, desafiados, desassossegados intelectualmente, podem ler SOBRE HUMANOS E OUTROS ANIMAIS, de John Gray, Ed. Lua de Papel, 2007.
<>

Para satisfazer muitos pedidos, aqui ficam alguns excertos desta obra:

.
Página 52 - "Se acreditarmos que os seres humanos são animais, não poderemos admitir a existência de qualquer coisa que se assemelhe a uma história da humanidade, mas apenas a das vidas dos seres humanos particulares."
.
Página 99 - "Não somos autores das nossas vidas; não somos sequer autores parciais dos acontecimentos que nos marcam mais profundamente. Quase tudo o que é de importância maior nas nossas vidas é não-escolhido. O tempo e o lugar em que nascemos, os nossos pais, a primeira língua que falamos: todas estas circunstâncias são fruto do acaso e não de uma escolha."
.
Página 132 - "Um jardim zoológico é uma janela mais adequada do que um mosteiro para quem queira contemplar a vida humana."
.
Página 149 - "Na pré-história evolutiva, a consciência aparece como um efeito secundário da linguagem. Hoje, é um subproduto dos média."
.
Página 150 - "Hoje todos somos modernizadores. Não fazemos ideia do que significa ser-se moderno, mas temos a certeza de que essa qualidade nos garante um futuro."................."Os campos de extermínio são tão modernos como a cirurgia a laser."
.
Página 168 - "Procurar um sentido na vida talvez seja útil como terapia, mas nada tem a ver com a vida do espírito. A vida espiritual não implica uma busca de sentido, mas uma libertação dessa busca."