A minha homenagem de hoje, a Fernando Pessoa, não será feita através de um poema ou de qualquer outro texto dele ou dos seus heterónimos ou do semi-heterónimo Bernardo Soares, que poderão ser lidos em qualquer dos blogues dada a atenção que me têm merecido, mas através de um fado cantado por Ana Moura, e cujo vídeo tenta retratar uma viagem imaginária de Fernando Pessoa desde o Chiado, em Lisboa, até à cidade de Nova Iorque, e daí o seu título: Fernando Pessoa @ NY (en)cantado por Ana Moura. Espero que constitua uma bela surpresa para os apreciadores de Pessoa, quanto o foi para mim.
Quadro de Fernando Pessoa por João Ricardo
"Fado de Pessoa":
Letra de João Pedro Pais
Álbum de Ana Moura - "Aconteceu" (2004)
Vídeo produzido por Ricardo Cobra em 2007
Fernando Pessoa (13/06/1888 - 30/11/1935)
13 comentários:
Olá Josefa,
Gostei e foi uma surpresa, porque não conhecia bem, nem sei mesmo se conhecia, possivelmente ouvi por aí em qualquer lado sem prestar grande atenção!
Desconcertante é o video, mostrando um presumível FP, passeando pela contemporaneidade!
Bj,
Manuela
.
Olá Manuela,
Aconteceu o mesmo comigo e resolvi publicá-lo nesta data, uma vez que para os textos há sempre outras oportunidades :)
Aproveito para apresentar desculpa pelas minhas ausências, mas não tenho conseguido dar conta de tudo, e quando se colocam as questões de ajuda humanitária, a Manuela calculará qual é a minha prioridade. E como não publicito estes meus trabalhos, nem faço auto-promoção através dos blogues, corro o risco de que pensem que não me interesso, mas o problema tem sido mesmo o da falta de tempo para os blogues.
Depois há o Fb, onde se tem (ou não) resposta ou reacção instantânea, que, para quem não tem muito tempo para estar online, acaba por compensar.
Obrigada e beijinho :)
Já vi que nos lembrámos ambos do aniversário da morte de Pessoa.
Gostei bastante do video.
Também lá deixei uma lembrança no meu "tasco".
Pessoa está sempre presente, nunca morreu.
Muito bem e oportuno
A divulgar
Ontem deu um pequeno filme na RTP2, Dia Triunfal, que é simplesmente genial! Adorei! Espero que a RTP2 o ponha na internet para quem não viu...
Cumprimentos Maria Josefa ;)
.
Obrigada, Eduardo e "Mar Arável", pelos vossos comentários.
Abraços :)
.
É verdade, João. E o realizador foi também, salvo erro, o Botelho, do Filme do Desassossego.
O Dia Triunfal baseia-se num conto de António Tabucchi, cuja nota pode ver aqui: http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26777&e_id=&c_id=8&dif=tv.
Obrigada e abraço :)
Olá Josefa,
Compreendo perfeitamente as prioridades, eu passo sempre pelos seus blogues, já lhe disse uma vez a razão.
Já agora também vi os dois pequenos filmes ontem apresentados na RTP 2 e gostei muito de O Dia Triunfal, que não conhecia, relativamente ao site indicado, queria rever, mas não consegui, algo está errado no mesmo!
Bj,
Manuela
.
Obrigada Manuela, pela compreensão. Lembra-se por que é que a classifiquei num comentário, há meses atrás, como uma amiga "ariston"? Por essa mesma razão :)
O link que indiquei leva-nos apenas a uma nota sobre o conto de António Tabucchi em que coloca vários heterónimos de Pessoa a dialogarem com este sobre uma Revista que querem publicar, porque foi a única coisa que encontrei sobre o que passaram ontem na RTP2.
Como diz o João (Guakjas) seria bom que aparecessem no Youtube. Vamos estar atentos e, de vez em quando, fazemos a pesquisa. Eu também vou vendo se no sítio da RTP Multimédia aparece algum vídeo. Mas temo que só façam vídeos de entrevistas e não destes filmes.
Beijinho e boa noite :)
Obrigada Josefa,não conhecia, foi uma agradável surpresa.
beijinhos
.
Obrigada eu, "partilha de silêncios", pela sua visita e comentário :)
Beijinho e tudo de bom!
Uma surpresa para mim, realmente.
Gostei muito do que se passa por aqui. Resolvi ficar... :)
Olinda
Fiquei muito feliz por também ter gostado, Olinda!
Muito obrigada pela simpatia :)
Enviar um comentário